Podcast Sobre Dividas Tecnicas
Professor Rodrigo participa de podcast sobre Dívidas Técnicas, no VAT60.
Data: 30 Ago 2019
Professor Rodrigo Rebouças participou como convidado no episódio sobre Dívidas Técnicas, no podcast VAT60.
Você tem débitos ou dívidas técnicas?
O que fazer com as dívidas técnicas, como pagá-las? No futuro, o esforço para resolver a solução técnica (ou pagar a dívida) será maior, uma vez que o sistema estará mais complexo e novas demandas surgirão para o planejamento.
Além disso, enquanto as dívidas não são pagas, o projeto e a empresa sofrem com ineficiência, contudo, dependendo dos tipos de dívidas, mais esforço é necessário para implementar funcionalidades nos sistemas.
A dívidas técnicas, também conhecida como Débitos Tecnicos, gera a necessidade de limpeza no código, como também a necessidade de ser mais disciplinado quando assumir uma grande dívida, ficando, por exemplo, bem parecida com suas dívidas financeiras, que inclusive tiram seu sono.
Todas as vezes que uma Squad aceita em conjunto assumir um dívida técnica, torna-se ainda mais importante manter o código completamente limpo. Caso contrário, a situação poderá piorar e quitar essa dívida pode se tornar um desafio quase impossível de realizar.
Sendo assim, ter uma dívida técnica em um projeto é normalmente inevitável. Porém a chave está em ter certeza de que o time não está introduzindo dívidas desnecessárias e que contribuem sujando o código e ficando assim mais difíceis, ou até impossíveis de lidar.